Skip to content

CRIANÇA FELIZ!

outubro 13, 2009

Oi meus queridos, nossa que saudade de escrever, mas vocês sabem que em feriadão nem rola chegar perto do computador. Falando em feriado, Dia das Crianças, vou compartilhar com vocês sobre a diabetes infantil.

Como vocês sabem, eu descobri a Diabetes com 17 anos durante adolescência e foi super difícil prá mim, imagino agora o que deve ser descobrir esta doença quando ainda se é criança com tanta oferta de guloseimas como: doces, sorvetes, tortas, refrigerantes, Macdonald´s, festinhas e tantas outras tentações por aí. Imagino que pior do que a criança em si que tem a doença, deve ser o sentimento dos pais. Ver nosso maior tesouro sofrer por não poder se sujar inteiro de bolo, brigadeiro e outras coisitas deve ser como uma lança no nosso coração. Mas eu quero dizer que vocês papais e mamães não precisam mais se desesperar, além da inúmera oferta que existe de produtos diets para crianças como: brigadeiro, bolachinhas, bolos, balas, gelatina, sorvete, pudim e etc; o tratamento para as crianças pode ser muito mais tranqüilo do que com os adultos, vou destacar três porquês.

1°- Se a doença for diagnostica muito cedo, a criança desde “sempre” aprende a não gostar de doces, ou seja, ver os amiguinhos se lambuzando de chocolate para ela não vai significar nada, pois ela não sabe o real sabor que aquele alimento tem.

2°- Assim como em qualquer outra enfermidade, quanto mais cedo a descoberta, maiores são as chances de um tratamento eficaz sem maiores danos para a saúde.

3°- Aprender a conviver com a diabetes e tratar da glicemia desde cedo aumentam, e muito, as chances de uma vida mais saudável e completamente normal. Ser educado para isso é fundamental quando se tem diabetes.

 Claro que criança é criança, a descoberta faz parte de seu universo, e com certeza em muitos momentos ela vai querer descobrir coisas, gostos e sabores que podem deixar os pais apavorados com a situação, mas o segredo é: Manter a calma, SEMPRE! Aconteça o que acontecer, nunca demonstre desespero e falta de controle para as crianças. Elas são como esponjinhas, sugam tudo que está próximo delas, e os pais são os exemplos que elas vão sugar ao máximo, seja este exemplo bom ou mau, calmo ou desesperado, os filhos sempre absorvem tudo.

Sei que não é fácil manter o controle e demonstrar serenidade 24 horas por dia. Mas lembre-se que a vida do seu filho depende do seu auto-controle e da sua ajuda. Não se desespere, não chore na frente dele por ele ter que aplicar insulina três vezes por dia, por mais que isso doa em você, lembre-se sempre que Graças a Deus ele pode tomar insulina e fazer parte de um tratamento que com certeza vai fazer com que ele tem uma vida longa, saudável e feliz.

Pais, seus filhos são crianças especiais, porque toda criança é especial. Independente da doença ou do problema que ela tenha, ou não, cada criança é única e isso a faz tão especial.

O site do Instituto da Criança com Diabetes é uma bênção: http://www.icdrs.org.br/index.php, pena que a entidade existe apenas no sul. Quem sabe com nossa ajuda não possamos criar algo assim em todo Brasil, não é mesmo?! Uma semana cheia da doçura infantil para vocês!

Bjusss!!!

Anúncios
One Comment leave one →
  1. sheila regina de vasconcellos permalink
    outubro 13, 2009 7:57 pm

    Olá, adorei seu blog. É bom dividir as mesmas expriências…ou trocar por novas. Também tenho um blog : http://historiashipoglicemia.blogspot.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: