Skip to content

O Cuidado com o próximo: Humanidade

setembro 18, 2009

Oiê,

Queridos, a assessoria de imprensa da Roche me ligou para dar explicações a respeito do post “Medidor de Glicose da Roche foi proibido por causar mortes. Achei bacana a empresa se preocupar e dar satisfação, apesar deles já terem deixado um comentário aqui. Entretanto, a assessoria me disse que o aparelho citado pode apresentar erros, somente, se a pessoa tiver algumas doenças citadas no comentário do post. (Leia!)

A pergunta que fica é: – De qualquer forma, o aparelho apresenta problemas, certo?! Foi proibido, não foi? Porque então ele ainda é comercializado? Não seria o caso da empresa se posicionar a respeito com todas as pessoas, ou a Roche já fez isso, já emitiu algum tipo de comunicado, sei lá?

Sei que a assessoria da Roche irá ler este post, por isso peço a vocês um posicionamento a respeito dos questionamentos acima.  Só sei que MINHA insegurança com relação ao medidor glicêmico da empresa permanece.

Anyway, mudando de pato para ganso, ontem tive um dia ENTUPIDO, pois cheio é pouco para o dia que foi ontem. Fiquei o dia inteiro no evento do nosso cliente, a Futon & Home. Foi um mega sucesso. No fim da tarde ainda voltei ao escritório para trabalhar, onde fiquei até às 21h. O problema foi que, quando tudo parecia terminado e o exaustivo dia de trabalho tinha acabado, quando o Rafa chegou para me buscar, o nosso carro quebrou… fala sérioooooo. Tivemos que chamar o guincho e eu e uma amiga da empresa, a Lilian (a qual tinha oferecido carona) tivemos que voltar de táxi. Tudo pago pela seguradora, of course.

Conclusão, cheguei em casa por volta das 22h30. O que tudo isso tem a ver com a minha diabetes? Bem, como vocês pode acompanhar no meu diário glicêmico no Twitter, a minha glicemia oscilou muiiiiito ontem. É claro que minha família ficou “ligeiramente” preocupada, mas os tranqüilizei dizendo: – Vocês sabem que isso é norma, e às vezes pode acontecer.

O mais interessante é que esta experiência de twittar minhas taxas é uma loucura. Mostra que quando temos notícias assim, na hora, nos preocupamos mais. Parece que a pessoa (que está twittando) está do nosso lado. Aí queremos cuidar mais, ficamos aflitos, enfim… coisas de quem ama e se preocupa. É diferente de você falar durante a semana: – Olha tá tudo bem comigo, tô super controlada com a glicemia. Isto é um resumo da semana, diferente do acompanhamento diário, full time.

Um detalhe curioso de ontem: no auge do evento em que eu estava, a minha bomba de insulina começou a apitar desesperadamente dizendo que eu precisava calibrá-la. O curioso, para não dizer hilário, é a reação das pessoas: – Nossa, tem algo apitando muito, que barulho estranho é esse?

Meu, o barulho que a bomba emite parece uma bomba explosiva mesmo.  Bem, eu não tive tempo de explicar para as pessoas o que era e saí em disparada para calibrar a “fofinha”, atrás do balcão da loja onde tinha guardado minha bolsa. Nessas hora de aperto vi como foi útil e eficiente um medidor glicêmico o qual eu não preciso de todo uma malabarismo para pegar abrir a caixinha, tirar a fitinha, por no aparelho, furar o dedo e medir. Ganhei segundos precisos ao só puxar a alavanca, furar o dedo e medir. AMEI! Agora eu penso, como alguém não inventou isso antes.

Bem meus queridos, vou nessa. O dia hoje também promete ser lotado.

Beijos, Deus abençoe vocês! E até o próximo post.

Uma sexta-feira excelente a todos.

12 Comentários leave one →
  1. Betto permalink
    setembro 18, 2009 1:37 pm

    A minha glicemia é tão alterada que eu acho que dose nenhuma me derruba (H)

    vo aproveitar e perguntar se voce já viu isso..
    as vezes ela sobe ou cai do nadaaa, ou eu me intupo de chocolate e ela nao sobe, o que sera que pode ser?

    • blogueiradiabetica permalink*
      setembro 18, 2009 5:43 pm

      Oi Betto, poxa que chato. Você faz acompanhamento médico da diabetes? É super importante, só o médico mesmo pode indicar o melhor tratamento para cada pessoa. O médico tem que virar nosso amigo, companheiro mesmo, o entrosamento tem que ser total. Eu tinha muitos casos de hipo também, e sempre corrigia com Toddynho@, até o dia que contei isso para minha médica e ela me deu a maior bronca. Ela me disse que nunca se deve corrigir uma hipo com chocolate, pois o chocolate é rico em gordura e não em carboidratos. Ou seja, ele não corrigi a glicemia em 10min. e sim ele vai subir a taxa de glicose dentro de 1 a 2 horas, aí o que acontece? Você não corrigi a hipo, se entope de mais e mais chocolate na tentativa de reveter o quadro e depois de 2 horas sua glicemia está na lua, acertei?! O que ela me indicou, e tem resolvido no meu caso, é: 1 copo de suco de laranja, ou 3 balinhas destas tipo 7 belo, ou uma colher de sopa de açúcar na água ou um copo de coca-cola normal (sem ser zero ou light). Enfim, você tem que falar com seu médico, ou achar um bacana que vai te orientar super bem para sua glicemia ficar controlada.
      É isso, espero que eu tenha podido te ajudar!
      Se cuida!!!!
      Bjs

  2. Thiago permalink
    setembro 18, 2009 2:17 pm

    Olá… achei seu blog por um acaso, através de um outro blog. Gostei muito dos seus posts e acho que você acabou de ganhar um leitor assíduo. Antes de tudo queria te dar os parabéns, pois vejo que você está vencendo está doença. Assim como você, eu fui diagnósticado diabético aos 17 anos, no ano 2000. Antes disso, eu nem conhecia essa doença. Na minha família ninguém tem diabetis, fato que causou e ainda causa estranheza em todos. Apesar de tudo, eu nunca tive nenhum tipo de crise que me levasse ao hospital, mas mesmo assim não consigo manter minhas taxas de glicose controladas durante o decorrer do dia. A diabetis e o a minha dificuldade em controlar minha taxa me deixam muito preocupado, inclusive afetando meu humor e consequentemente meus relacionamentos no dia-a-dia. Pra ser sincero, o que mais preocupa e a possibilidade de perder a visão ou algum membro do corpo. Eu sinto muita fome durante o dia e tento me controlar o máximo pra não estrapolar demais na alimentação. Nunca consigo seguir as dietas que são passadas para mim. Gostaria de saber se você tem alguma dica pra mim nesse sentido. Muito obrigado e boa sorte para todos nos diabéticos.

    • blogueiradiabetica permalink*
      setembro 18, 2009 6:08 pm

      Oi Thiago, tudo bem?! Em primeiro lugar obrigada pelo comentário. Olha o que queria te falar é: Não fica com medo destas coisas acontecerem. Sabe, desde que descobri a diabetes, eu sempre ouvia isso e também ficava apavorada, até o dia que tive a consciência de que estas coisas só irão acontrecer se eu não me cuidar. Se eu me alimentar direitinho, tomar a insulina corretamente, me exercitar e ter uma vida saúdavel (o que todo mundo devia ter sendo diabético ou não) isso não vai acontecer comigo.
      A diabetes é uma doença a qual você tem total controle, claro que as vezes ela vai subir ou descer e você vai se perguntar o que fez de errado sendo que está fazendo tudo certinho, isso já aconteceu comigo. Mas aí, você pára e pensa e em tudo que aconteceu no seu dia até aquele momento, certeza que você vai achar o que causou isso. Às vezes você passou muito nervoso, ou tomou insulina demais para o que ia comer, ou de menos….sempre tem uma resposta. O que te aconselho a fazer é a mesma coisa que falei no comentário do Betto (abaixo), conversa com seu médico, exponha sua situação e peça orientação. Muitas pessoas também fazem terapia e já ouvi dizer que é demais, uma bênção mesmo, que ajuda a dá um super rumo, eu nunca fiz, mas ouvi dizer super bem.
      Pense sempre uma coisa, você é uma pessoa normal. Assim como eu sou, como seus pais, amigos e etc. A diabetes não é uma maldição, começa a pensar que ela pode ser uma bênção na sua vida e ela será, certeza. Veja, esta doença nos obriga (se queremos viver bem) a não consumir doces e carboidratos em exagero, alimentos que engordam, fazem um mal danado como a obesiade, e uma série de outras doenças que são 10x vezes pior que a diabetes. Nós somos abençoados por termos sempre que nos controlar e cuidar. Isso nos garante qualidade de vida. Uma vida saúdavel. Já pensou nisso?! Você pode se perguntar: – Pô mas quando a galera sai é fogo, não poder nem beber álcool com eles.
      Aí eu te falo, se pode sim beber um copo de cerveja ou vinho que seja, e está ok. Agora, passar disso é bacana? O que acontece com as pessoas que passam do segundo copo? Vão para o terceiro, o quarto, o quinto, a garrafa e muitas vezes até ochegar ao extremo, o coma alcoolico. Se não chega a isso, chega pelo menos ao rídiculo de ficar bêbado e dar papel, concorda?!
      Enfim, tem muitas coisas que gostaria de conversar com você, mas vamos nos falando ao longo dos posts, pode ser?!
      Com relação a fome que você sente, uma dica que minha nutricionista deu e tem adiantado muito é comer algo de 3 em 3 horas. Uma fruta, algumas bolachinhas, estas coisas….meu sério, a fome passa e a gente tem a sensação de estar sempre alimentado.
      Força, segue as dietas que o seu médico te passa, toma a insulina direitinho evocê verá como sua vida vai mudar, e para melhor. Você será um novo homem. PODE TER CERTEZA!
      Espero poder ter te ajudado!
      Bjs!!

  3. Felipe permalink
    setembro 20, 2009 3:56 am

    Olá, procurando preços de monitor para minha amiga encontrei seu blog que por sinal está de Parabéns…

    Lendo alguns posts e inclusive dando uma rápida olhada em seu Twitter, pensei: “Ela posta usando um celular, e para isso tem que medir e depois twittar…Porque não poderia ter um monitor que já postasse automaticamente?”

    Bom, só foi uma idéia maluca…

    E obrigado por compartilhar suas experiências…

    Beijos…Cuide-se…

  4. Thiago permalink
    setembro 21, 2009 8:05 am

    Olá Bianca… muito obrigado pelas suas dicas. Realmente você tem razão quando diz que todos devemos nos cuidar, sendo diabéticos ou não. Eu realmente tenho muita dificuldade em seguir qualquer dieta. Sou magro e como pra caramba, mas não como doce e só uso adoçante. As pessoas ficam me perguntando o porque disso, e eu digo que açúcar faz mal pra saúde, mas a maioria das pessoas não sabem do meu problema, inclusive só tive coragem de contar pra minha namorada depois de um tempão. Obrigado novamente, e o gostaria também de continuar trocando idéias com você. Bjs

  5. Celania permalink
    setembro 22, 2009 9:54 am

    Oi Bianca tudo bom? O meu nome é Celânia e tenho um filho de 4 anos que é diabetico.. a glicose dele ainda esta bastante inrregular… mas estou lutando pra melhorar… gostaria de saber se vc tem MSN para que possamos conversar… pois conheço poucas pessoas que convivem com essa doença… e por isso às vezes fico meio insegura.. gostaria de conversar mas com quem tem uma experiência maior que a minha.
    Agradeço pela atenção.

    Celânia

  6. JOICE permalink
    setembro 24, 2009 2:33 pm

    Ahhhhhhh não sei não viu bianca!!!
    Onde a fumaça a fogo..se houve ujm escandalo desse é pq de fatoa aconteceu essas coisas com o aparelho da roche sim!!!
    vou ficar sossegada quando tiver uma explicação mais detalhada.

  7. livia permalink
    setembro 24, 2009 2:40 pm

    È muito estranho um aparelho de extrema importancia falhar assim,o accu chek deveria estar fora do alcançe das pessoas e mesmo com essa bomba das mortes ele continua sendo comercializado…..sinistro!!!!

  8. daniela permalink
    setembro 24, 2009 3:20 pm

    Usei muito accu chek e dava umas alterações sim,ai minha mãe resolveu mudar …

  9. adriana permalink
    setembro 24, 2009 3:27 pm

    Oi Bianca,antes de qq coisa parabens pelo seu blog!!!adorei!!
    Em relação a Roche..acho q não adianta ligar só pra vc e dar explicações,tem q tomar providencias sérias,qtas pessoas nem imagina q isso acontece…eles dizem q é apenas em especificos portadores da doença,mas e ai como poderemos ter certeza?

    Bjs linda!!!

  10. karen permalink
    setembro 24, 2009 3:36 pm

    Boa tarde Bianca!!!
    Sou diabetica tipo 1 e vivo muito bem e feliz,não uso esse aparelho da roche,uso o da jonhsons e da bayer e estou muito bem.Adoraria acreditar q isso vai ser solucionado mas,não sei não.

Deixe um comentário

